terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Por que precisamos da auto-estima?

Por que precisamos da auto-estima?

Entenda o que é a auto-estima e porque ela é importante na sua vida


auto estima 150x150 Por que precisamos da auto estima?

Como já falamos, o ciúmes é um sinal de que algo está errado. Quando a insegurança surge ela pode ser por um motivo real ou imaginário. Quando as nossas “assombrações” são imaginárias é preciso procurar ajuda para melhorar nossa auto-estima e por conseqüência nos sentirmos merecedoras do amor do outro e não ter medo das ameaças externas. Quando o ciúmes tem uma “justificativa” real (mentira, traição, etc) existe a escolha em superar os problemas e continuar o relacionamento ou colocar um ponto final. As duas opções são válidas e dependem tanto do tipo da relação como das duas pessoas envolvidas. Mas, e quando a convivência se torna difícil (como no caso do email acima, onde existem agressões) e a pessoa quer, mas não consegue sair do relacionamento? O amor pode superar todos os problemas? Normalmente quando a pessoa está em um relacionamento “problemático”, está sofrendo, e não consegue terminar, podemos dizer que existe uma dependência emocional e não existe o amor propriamente dito.
É muito comum ao começarmos um relacionamento nos afastarmos um pouco dos amigos e da família, porém em alguns casos o distanciamento é total e passamos a contar com o amor exclusivo de apenas uma pessoa e o fim desse relacionamento parece insuportável. Por exemplo, uma parede é formada de vários tijolos, sendo cada tijolo representante de uma classe diferente ( 1 tijolo amigo, 1 tijolo namorado, 1 tijolo família, 1 tijolo trabalho, etc), quando perdemos um dos tijolos, no caso o tijolo do trabalho, a parede não irá cair pois existem todos os outros tijolos para sustentar a parede. Quando construímos nossa parede apenas com um tipo de tijolo corremos o risco de essa parede desabar e ficarmos sem nada. Por isso, não podemos ver nossa relação amorosa como foco principal de nossas vidas, como se fossemos princesas a espera do príncipe e de seu cavalo branco para nos salvar e, portanto não podemos ter medo de ficar sozinha e nem de abrir mão de nossos amigos e família em prol desse amor. Nem tão pouco, devemos colocar a fantasia de príncipe encantado em um homem cheio de defeitos (principalmente quando estamos falando em agressão) e imaginar que com o tempo e o amor tudo vai mudar.
Muitas mulheres se casam e tem filhos acreditando nas mudanças, porém ninguém muda ninguém. Por isso é tão importante termos uma boa auto-estima, para reconhecer um mau relacionamento e termos consciência de quando ele não está nos fazendo bem. Muitas vezes aprendemos desde a infância que o amor é sofrimento e aceitamos essa condição. Por isso o primeiro passo é aprender a se amar para reconhecer se o que o outro oferece é amor ou não.
Se você está enfrentando um problema, e gostaria de compartilhá-lo, escreva um email. Sua identidade será preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário