quarta-feira, 11 de abril de 2012

Irritação é uma característica principalmente feminina

Isso porque a mulher é mais autocrítica


É mais corriqueiro ver uma mulher irritada do que um homem. Mas por que isso acontece? O homem não fica nervoso? A mulher sempre está de TPM? Segundo a psicóloga Débora de Macedo Jorge não é bem assim que acontece.

Homens e mulheres possuem formas diferentes para lidar com problemas. “Se o homem está com alguma dificuldade, ele fica quieto, pensativo, não quer falar com ninguém. Já ela, se obriga a resolver tudo e, quando isso não acontece, é como se fôssemos incompetentes e acabamos por agir emocionalmente e nos tornando vítimas da irritabilidade”, explica Débora.

É claro que outros fatores também contam: “O estresse do dia a dia, a TPM, a rapidez do mundo atual com a internet e as possibilidades que deixam ainda mais latente a possibilidade de a mulher conseguir fazer tudo ao mesmo tempo”, enumera a psicóloga.

Controlar esta irritação não é uma tarefa fácil para a maioria das mulheres. “É preciso aprender a deixar de ser autocrítica e também saber colocar a emoção de lado, descobrir o porquê está irritada, ir no foco do problema e lidar com ele de maneira correta”, esclarece a psicóloga.

Para quem não consegue ser tão equilibrada e racional, há algumas consequências que virão naturalmente. “O primeiro resultado é físico, a mulher começa a ficar debilitada. Segundo é que, sem perceber, acaba afastando as pessoas, porque é difícil ter um relacionamento sadio com quem vive irritada. E, por fim, uma pessoa assim sempre acaba colocando a culpa no outro”, analisa.

E já que é difícil lidar com quem se irrita facilmente, a psicóloga ressalta algumas características que as outras pessoas precisam ter para amenizar este convívio: “Tem que ser tolerante e flexível. A irritabilidade funciona como se fosse uma faísca, para incendiar qualquer tipo de discussão e desentendimento”, finaliza Débora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário