segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Concupiscencia dos Olhos



"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo... porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dós olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." - I João 2:15-16

É difícil distinguir com precisão entre estes três elementos que atraem o crente para um mundo corrompido e manchado pelo pecado.

A concupiscência (ou desejo) dos olhos é provocada, sobretudo, por todas as coisas que atraem o nosso olhar e nos fazem desejar aquilo que Deus não aprova. Esse desejo nos obriga, por meio de certa ostentação, a olhar para nós mesmos. A concupiscência da carne incita-nos a querer um objeto exterior que, por sua vez, exarceba esse desejo interior.

A soberba da vida nos eleva acima do que realmente somos ou possuímos a fim de que dominemos os outros. A humildade, pelo contrário, nos conduz à submissão e à humilhação.

Para sermos vitoriosos na luta contra o mundo, necessitamos de fé, não a fé inicial para a salvação, mas a fé viva que se renova todos os dias:  "Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o
mundo; a nossa fé." - I João 5:4

Cotidianamente, temos de consagrar o devido tempo para andarmos nas boas obras que Deus nos preparou de antemão, para servirmos o Senhor mediante a pregação do Evangelho e para cuidarmos do bem-estar espiritual de outras pessoas e isso nos guardará de numerosas ocasiões nas quais estes três perigos poderiam nos arrastar para longe de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário