quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Casar faz bem ao corpo e à mente


Casar faz bem ao corpo e à mente



Pesquisa revela que os casados têm de 10% a 15% a mais de tempo de vida, em relação aos solteiros





Enquanto o Dia dos Namorados no Brasil ocorre em 12 de junho, nos Estados Unidos e restante do Hemisfério Norte, a comemoração acontece no dia 14 de fevereiro. Aproveitando a oportunidade, a revista British Medical Journal, publicou um estudo que traz a seguinte revelação: casar traz um grande benefício à saúde física e mental das pessoas.
Os responsáveis pelo estudo, os pesquisadores John e David Gallacher, da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, dizem que os casados vivem mais e são mais saudáveis do que os solteiros e divorciados.  Foram avaliados cerca de 1 milhão de pessoas em diversos países da Europa. A conclusão disso é que as pessoas casadas têm de 10% a 15% mais de vida do que as que são solteiras.
Possíveis explicações
Uma das suposições seria a de que não é o casamento em si que traz mais saúde à pessoa, mas são as pessoas mais ajuizadas que migram para o matrimônio, significando, com isso, que elas já são saudáveis antes de se casarem.
A segunda hipótese seria de que a qualidade de vida, a convivência em grupo e os compromissos com a família são beneficiados pelo casamento. A união entre os pares faz bem para os homens também, que passam a se comportar de forma menos arriscada e a beber menos.
Obstáculos à felicidade
Já quem namora por muito tempo, especialmente os adolescentes, têm mais possibilidade de tornarem-se depressivos, em comparação aos amigos solteiros. 
Outra questão apontada pela pesquisa diz respeito a morar junto. Quem pensa que apenas juntar as escovas de dente é tão sadio quanto o casamento no papel, está muito enganado. Isso porque, de acordo com o estudo, quem mora junto pode ter mais estresse, aumentando o risco de adquirir doenças ou problemas de saúde. Além disso, o casal que desfruta deste tipo de relacionamento tem muito mais chance de se separar após casar-se oficialmente.  
A pesquisa revela ainda que, apesar de os filhos trazerem uma grande alegria aos pais, eles podem fazer com que o casal perca, de certa forma, o equilíbrio na relação. Essa situação pode acontecer com qualquer casal, mas, se marido e mulher forem imaturos emocionalmente, a probabilidade de haver desarmonia no lar aumenta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário