quinta-feira, 25 de outubro de 2012

3° Mandamento da mulher de Deus


3° Ser discreta

A mulher de Deus nunca procura chamar atenção dos outros para si. Seu comportamento é contrário ao das mulheres do mundo; a sua fala é suave e seus vestidos são discretos. Seu rosto pode ser maquiado mas não mascarado; seu cabelo é penteado, mas não de forma exótica afinal, dizem as Sagradas escrituras:  

" Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." Provérbios 11.22

Ser discreta, é querer chamar atenção da seguinte forma: Exalando o perfume do Senhor Jesus. A mulher de Deus se preocupa em ter as características de seu Criador em suas atitudes.



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os 10 mandamentos da mulher de Deus.


Iniciaremos a partir desse momento um estudo dos 10 mandamentos da Mulher de Deus.


1° Temer ao Senhor-  Este temor faz com que ela veja seu marido como se fosse o Senhor Jesus, mesmo que ele seja incrédulo. A Palavra de Deus diz:

" A mulher que teme ao Senhor, essa sera louvada." ( Provérbios 31.30 )

 Nossas atitudes dentro de nossos lares, tem que ser de uma verdadeira mulher de Deus, o tratamento com o marido, os pais, tem que ser como se fosse o Senhor Jesus. Por mais que não sejam da mesma Fé que você. Os vejam como o Senhor Jesus.

2°  Ser sábia-  A mulher de Deus é sábia; por isto , fala pouco, ou só o necessário. Quando a pessoa fala muito é porque é egoísta e sempre quer impor aos outros  as suas idéias e pensamentos. Esta escrito: 
" O que  guarda a boca  conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesma se arruína". ( Provérbios 13.3)


 Continua....

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A beleza feminina que Deus deseja!



O grande desejo das mulheres é alcançar a beleza.

As mulheres, e agora também os homens, estão em busca dessa beleza.  Não faltam os cremes, os estilistas, as academias e os últimos produtos que prometem acabar com as rugas, as celulites e as estrias.  Isso sem falar nos catálogos de produtos de beleza que chegam em nossos lares constantemente ou dos programas de televisão que se dedicam as vendas de produtos dessa natureza.  Numa bolsa feminina pode não haver muito dinheiro, mas aquele batonzinho para dar aquele retoque é certo.  Elas estão sempre de olho naquele sapatinho que, como diz a minha esposa , “ele está olhando para mim”.


Na Bíblia, encontramos mulheres, que pela descrição dos escritores sagrados, foram bonitas aos olhos humanos, embora o conceito de beleza mude de tempos em tempos ou de região para região.  Mas o apóstolo Pedro em sua carta trata de uma beleza que muitas vezes não é desejada pelas mulheres.  Em 1 Pedro 3.3-7, o apóstolo, que era casado, fala de uma beleza que não se vê, mas que se percebe nos relacionamentos, especialmente o conjugal.

É importante frisar que a Bíblia, através da carta de Pedro, não está descartando por completo os cuidados que devemos ter com o nosso corpo, mas está enfatizando os adornos que devem estar presentes no interior.  Pedro não está dizendo que as mulheres devem andar despenteadas, sem batom na bolsa ou coisa parecida.  O que ela está orientando é buscar a beleza interna, com a mesma obstinação que se busca a beleza exterior.

Segundo o marido Pedro (não sabemos como se chamava sua esposa e nem se era bonita), essa beleza não perece.  Enquanto uma roupa que embeleza e tem a durabilidade de uma estação, Pedro está dizendo que a beleza que está no íntimo não “sai de moda”.  E quais são esses adornos que as mulheres devem buscar, especialmente no relacionamento conjugal?  São eles: Um espírito dócil e tranqüilo, uma esperança firme em Deus e uma submissão essencialmente bíblica.

Por um espírito dócil e tranqüilo, Pedro está desejando, como afirma Charles Swindoll, no seu livro “Renove sua esperança” (Editora Atos), “uma gentil tranqüilidade”, que é o verdadeiro caráter, que nasce no profundo do coração.  Uma esperança firme em Deus é a certeza de que Ele, Deus, é quem faz os milagres que tanto desejamos na vida do nosso cônjuge.  Muitas esposas estão desanimadas por que não vêem mudanças na vida do marido, mas o segredo é não esmorecer em oração e na certeza de que Deus é quem faz as mudanças no coração do outro.

A submissão, que muitas vezes é tão mal interpretada pelas mulheres e quase não é pregada pelos pastores, se refere ao respeito que se deve ter pelo marido, ao dever da esposa em colocar o marido como prioridade em sua vida, acima da prioridade para com os filhos, pais e amigas.  Ao dever da esposa, depois de muito diálogo e considerações sobre uma determinada decisão, seguir a orientação do marido naquelas coisas que não venham ferir os princípios bíblicos.  É saber que Deus vai honrá-la em todas as circunstâncias e decisões conjugais, mesmo aquelas que contrariam a sua vontade.

Esses adornos não estão disponíveis nos shoppings, mas num relacionamento profundo e íntimo que a mulher deve ter com Deus.

domingo, 14 de outubro de 2012

Toda mulher deve ser...



Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.

Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada até hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis!

Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança!

Que eu e você sejamos como elas, todos os dias, aliançadas com Jesus!

sábado, 13 de outubro de 2012

Cuide do seu espírito!


“O crescimento acontece quando temos respostas positivas às coisas negativas.”

É interessante meditarmos que a mesma situação pode ser analisada de diferentes maneiras de indivíduo para indivíduo. Para uns uma situação negativa poderá ser observada através de respostas francamente positivas. Tudo depende da maneira como se interioriza a vida.

Quando ouvimos falar de pessoas que cresceram e exercem um papel de destaque na sociedade, houveram determinados detalhes que fizeram a diferença na sua vida como, por exemplo, otimismo, visão, espírito empreendedor e força interior. Nada aconteceu da noite para o dia. Ter uma visão do mundo tem a ver com o modo como se olha para a realidade, a qual é feita das nossas crenças, valores e pressuposições.

O verdadeiro crescimento não começa do exterior para o interior, mas sim do interior para o exterior. O homem sábio cuida em primeiro lugar bem do seu espírito, porque sabe que dele depende os seus pensamentos e palavras.

Cuide dos seus pensamentos porque eles determinarão os seus caminhos!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quem é que nunca se sentiu rejeitado?



Todos nós já fomos rejeitados de uma forma ou outra. Em casa quando éramos mais pequenos, todos nós já ouvimos que não podíamos fazer isto ou aquilo porque ainda éramos crianças. Na escola, há sempre aqueles grupinhos dos mais populares que afastam os outros, que lhes chamam burros, gordos, magros, brancos, pretos, feios… que não os deixam jogar futebol na equipa deles, por exemplo, e que dizem que estes jogam mal. E isto aconteceu comigo!

Existe sempre uma paixão de adolescente que nos diz que não e que não está interessada em nós. Todos nós já fomos rejeitados numa relação que acabou e ouvimos o doloroso “você já não faz mais parte do meu coração”. Também nas cidades e nos bairros há sempre quem não nos aceite naquele meio. E quando já somos adultos temos necessidade de trabalhar e alcançar os nossos objetivos, mas, muitas vezes, dizem-nos: “lamento, mas não tem as qualificações necessárias, a experiência ou a maturidade para executar este trabalho”.

Outra forma de rejeição que pode acontecer é pedir a mão da sua namorada em casamento aos pais dela e eles dizerem que não, pois acham que você se está a aproveitar da situação económica deles. Isso magoa profundamente aquele que quer casar e tem a intenção de constituir uma família. Então e quando vamos ao banco pedir um empréstimo e nos dizem que não, porque não damos nenhuma garantia de que possamos pagar depois, aí também estamos a receber uma rejeição.

Em várias religiões, muitas vezes, também não somos aceites porque somos pecadores, não fizemos a primeira comunhão ou não fazemos caridade… O próprio Senhor Jesus foi rejeitado desde o ventre, quando José pensava deixar Maria por pensar que esta havia tido relações com outro homem. Para além disso, Ele também foi rejeitado por aqueles que O viram crescer equilibrado e como um exemplo a seguir, tentando atirá-lo de um precipício. E o que fez de mal o Senhor Jesus? Nada! Amou, perdoou e foi verdadeiro. E ainda assim o que é que fizeram os seus discípulos? Abandonaram-no. Judas vendeu-O, o seu próprio povo julgou-O e condenou-O.

Mas para que Deus nos possa ajudar, nós temos que ter, em primeiro lugar, a nossa fé definida e, em segundo lugar, especificar o que queremos.

“Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus:Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver” (Marcos 10.49-51).

Jesus quer ter a certeza da nossa fé e que nós tenhamos bem claro aquilo que queremos alcançar. Você consegue ver a sua vida económica bem-sucedida através da fé em Deus? Consegue-se ver a prosperar, ajudando a sua família, pagando as suas dívidas e tendo o suficiente para si, para os seus e para a obra de Deus? Consegue ver-se a ajudar as pessoas a evangelizar? Consegue ver-se cheio do Espírito Santo, sem medo da morte, envelhecendo com saúde, equilíbrio e realização? Se você consegue, então, pode alcançar o milagre que tanto precisa já.

“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” (Marcos 10.52).

As pessoas só vão acompanhá-lo e reconhecer o grau da sua fé inteligente ou do beneficio de buscar a sua fé em Deus, quando virem o resultado. Não basta dizer que crê em Deus e que tem fé, tem que demonstrar isso.

domingo, 7 de outubro de 2012

O Seu Reino e a Sua Justiça!



(Mateus 6:25-34)

O que podemos ver nesses últimos dias, é que não buscamos mais o Reino de Deus, e muito menos a Sua justiça. Queremos que seja feita a justiça como imaginamos. As igrejas, de um modo geral, não pregam mais sobre o Reino de Deus, mas sobre tantas outras coisas, coisas essas que os ouvintes se interessam.

Esses versos de Mateus nos revelam que Jesus queria ensinar aos seus discípulos que não deveriam estar ansiosos quanto ao que comer ou beber ou o que vestir, mas deveriam buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as coisas nos serão acrescentadas. Mas queremos buscar primeiro os nossos interesses, a nossa vontade. Na verdade não sabemos esperar a vontade de Deus.

É importante que tenhamos a compreensão que Jesus não pediu para que deixássemos o mundo, Ele quer que vivamos nele, mas que tenhamos uma raiz no centro de todas as coisas. Jesus não fala de mudanças de atividades, de contatos, mas mudança de coração. O que conta então, é onde colocamos o nosso coração. E que centro é esse? Esse centro é denominado por Jesus como Reino de Deus. Um coração que tem se voltado para o Reino de Deus, é um coração voltado para as coisas espirituais.

Quando buscamos o Reino de Deus, começamos a valorizar as coisas que Deus valoriza, e uma das coisas que Deus mais valoriza é a vida humana pode ter certeza. De nada vale vivermos uma vida inteira dentro da igreja e ao final dela não apresentarmos frutos dignos de arrependimento. Se não revelarmos em nossa vida uma mudança, uma transformação, e levarmos pessoas a essa mudança, a essa transformação, não há sentido algum na vida cristã.Em conseqüência a isso, não há sentido vivermos na igreja e em momento algum nos interessarmos pelos propósitos de Deus.

Deus nos chama e esse chamado deve revelar uma essência. A obra da nossa vida tem um propósito, o propósito que Deus quer.

Deus quer nos usar, Ele quer uma igreja que seja usada, mas precisamos entender esse chamado, e aprendermos a buscar a manifestação do Reino de Deus. E o Espírito Santo é quem pode nos ajudar, “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Deus nos tirou das trevas com um propósito. Precisamos dar prioridade a um relacionamento com Deus, um relacionamento que dá frutos, que gera filhos.

Para isso precisamos discernir as coisas espirituais, “Pois, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, (1ª Coríntios 2:14).

Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar passamos a entender as coisas espirituais, e começamos a nos interessar cada vez mais por elas. E as coisas materiais passam a ficar em segundo plano em nossas vidas, começamos a dar menos valor a elas.

A nossa vida deve revelar que somos salvos, que somos um cidadão do céu. Isso é o que Deus quer extrair das nossas vidas. Como diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas sejam transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:1-2).

Com tudo que nos é apresentado nos dias atuais, está ficando cada vez mais difícil ser um servo onde Deus possa extrair algo de bom. Mas Deus insiste em nossa vida, Ele quer nos ver buscando o Seu Reino e a Sua justiça a cada dia, por mais que o mundo diga que isso está ultrapassado, que isso não tem mais importância, devemos continuar, pois Deus jamais desiste de nós.

Que Deus o fortaleça e o abençoe a cada dia.

sábado, 6 de outubro de 2012

A Borboleta



Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo por onde deveria sair uma borboleta.  Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. 

Ele resolveu então ajudá-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo.  A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho, além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem. Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. 
Nunca foi capaz de voar.

O que o homem não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar.

Nós também passamos por provas enquanto estamos aqui pois se tivéssemos uma vida sem problemas ou dificuldades estaríamos condenados a ficar atrofiados, sem alçar voo.

" Bem-aventurado é aquele que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida". - Tiago 1.12