quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A essência do amor!



“Ora o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida”. I Tm 1.5

O versículo acima fala da existência de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé não fingida. A expressão do amor está baseada nestas três virtudes, cujo exercício leva ao cumprimento da Lei do Senhor. Quem ama de verdade, mesmo que não seja correspondido, permanece firme no propósito de amar. O amor não é simplesmente um sentimento passivo, mas uma força dinâmica. O amor é altruísta. Amar é doar-se.

"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. At 20.35

Em cerca de 95% dos casos, o Novo Testamento usa a palavra “amor” no sentido de ágape. O amor ágape é o amor mais sublime, mais elevado, o amor de Deus, o amor cuja expressão maior está declarada em João 3.16 e em 1 Coríntios 13.1-13.

Foi este amor que levou Jesus Cristo a dar Sua vida pelos pecadores. O amor ágape só pode proceder daqueles que têm Deus no coração, de um ser transformado por Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Ore ao Senhor pedindo-lhe que aperfeiçoe cada vez mais este amor dentro de você. Apresentar-se a Deus sempre com um coração puro, uma boa consciência e uma fé não fingida.

Amor a primeira vista...


Quando pensei sobre o assunto do título a seguinte pergunta veio martelar em minha mente: Será que tal coisa existe?


Na verdade, vou deixar que o texto a responda. Por hora vou me restringir a te perguntar: Você já pensou sobre esse assunto?

Se a resposta é sim, eu te convido a ler um texto bastante esclarecedor, que separei de um livro de um autor cristão. Leia com bastante atenção e procure entender neste texto a diferença entre o Amor, a Paixão, a Atração e outros sentimentos que permeiam os nossos corações.

“Apesar de algumas pessoas discordarem de mim, o amor à primeira vista é uma impossibilidade física e emocional. Por quê? Porque o amor não é simplesmente um sentimento de excitação romântica; vai além de intensa atração sexual. Ele excede a alegria de se ter “capturado” um prêmio social altamente cobiçado. 

Essas são emoções que são desencadeadas à primeira vista, mas elas não constituem o amor. Eu desejaria que o mundo inteiro soubesse disso. Esses sentimentos temporários diferem do amor pelo fato de estarem centrados naquele que os experimenta ou sente. O que é que está acontecendo comigo? Esta é a coisa mais fantástica que jamais experimentei! Acho que estou amando!

Como se vê, estas emoções são egoístas, no sentido de que são motivadas pela nossa própria gratificação. Elas têm pouco a ver com o novo ser amado. Tal pessoa não caiu de amores por uma outra pessoa; ela caiu de amores pelo amor! E há uma enorme diferença entre as duas coisas.

As canções populares no mundo da música jovem revelam ignorância sobre o significado do amor. Um sucesso inesquecível assegura: “Antes que a dança terminasse, eu sabia que estava te amando.” Fico pensando se o cantor estará tão confiante amanhã de manhã. Um outro confessa: “Não sabia exatamente o que fazer, assim eu sussurrei ‘Eu te amo!”” Esta realmente é demais. A ideia de basear um compromisso por toda uma vida numa simples confusão de sentimentos parece um tanto frágil, no mínimo.

O conjunto The Partrigde Family (Família Dó-Ré-Mi) gravou uma canção que também revela uma falta de entendimento do amor real. Ela diz: “Acordei hoje amando, porque fui dormir com você em minha mente.” Como se vê, amor neste caso não é mais do que um estado da mente – e é tão durável quanto isso. Por fim, o grupo de rock The Doors, da década de 60, talvez merecesse o prêmio de título e letra de música mais bobos que se conhece: “Alô, eu amo você, não quer me dizer o seu nome?”

Amor verdadeiro, em contraste com as noções populares, é uma extensão da mais profunda apreciação por um outro ser humano; é uma intensa consciência das necessidades e desejos dele ou dela no passado, presente e futuro. É desprendido, generoso e cuidadoso. E creiam-me que estas não são atitudes em que alguém venha a “cair” à primeira vista, como se estivesse escorregando dentro de uma vala.

Desenvolvi um amor de vida inteira pela minha esposa, mas não foi algo em que eu tivesse “caído”. Esse amor amadureceu em mim – e o processo levou tempo. Eu tinha que conhecer minha esposa antes que pudesse apreciar a profundidade e estabilidade de seu caráter e de me tornar familiarizado com as nuances de sua personalidade que agora admiro. A familiaridade da qual floresceu o amor não poderia ser gerada simplesmente “num crepúsculo encantado... em meio a um salão superlotado”, como diria qualquer canção. Não se pode amar um objeto desconhecido, por mais que seja atraente, sexy ou nobre!”

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cheio de Vazio



Carros do ano e ele não sabia para onde ir, roupas de grife e para ela todas eram horríveis. Uma bela casa e só havia ele dentro dela, mais de 100 pares de sapatos e ela não sabia qual usar para ir a festa, mais de 20 ternos e ele achava todos um lixo. Uma geladeira cheia e ele batia a porta por não achar algo que gostasse, remédio tarja preta e receita e ela não conseguia dormir, celular do mais moderno, DVD Blu-ray, notebook, tablet, câmera profissional, vídeo-game com jogos de última geração. E muita, mais muita insatisfação. 

As pessoas estão se enchendo com todo tipo de coisa (não que isso seja pecado) para suprir o Vazio. E nada consegue preencher o Vazio de si! Vão ao shopping com o intuito de achar a felicidade nas lojas comprando roupas e voltam com o carro cheio de bolsas e a alma vazia. 

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz a morte." (Pv 14:12)

Existem muitas pessoas por ai CHEIAS DE VAZIO...

"Existe no homem um vazio do tamanho de Deus. " (Fiodor Dostoiévski)

Nunca o ser humano teve tantas possibilidades de acesso a Deus e nunca ficou tão distante como agora! Apesar de tanta divulgação do Evangelho, tantos templos, tantas religiões, tantas definições e ideologias o ser humano continua a se afastar cada vez mais do seu Criador. Por isso a carência afetiva, as doenças nervosas, a violência que se espalha, o consumismo que gera as diferenças sociais tão como eu posso dizer ... brutais.

Nada sacia o homem, quanto mais acumula, mais CHEIO DE VAZIO fica. Deus é Amor e também: Justiça, Compromisso, Relacionamento, Provisão, Sabedoria; Onipresença, Onisciência, Onipotência. Deus é Pai e você é filho ou (como eu aprendi hoje) uma "mera" criatura! Pois ambos parecem iguais mais são totalmente diferentes. 

O filho faz parte da herança, sabe a vontade do Pai, sabe os ensinamentos do Pai e procura estar alinhado a eles. O filho chora e se alegra na presença do Pai, não tem segredos nem medos, porque sabe que o Pai é o norte da sua vida. Já a criatura é o resultado do amor de Deus, criado à imagem e semelhança, mas não participa das coisas no reino, não conhece a Palavra de Deus (a Bíblia) está separado de Deus. Precisa de salvação através de Jesus Cristo. 

Na verdade todos os seres viventes são criaturas até receberem a salvação através de Jesus Cristo (2 Co 5:17). É possível ter benefícios do Pai, sem ser filho? Reflita qual sua relação com este Deus Pai! Não seja mais um por aí. Não seja menos um fora do reino: "Quantos gritam onde está Deus?" Porque estão cegos pelo orgulho que não permite ver que Ele nunca se ausentou, sempre esteve presente, não só no nosso dia-a-dia, na família dando livramento de situações que nem se pensou a respeito. VIVER é o maior MILAGRE que temos a cada dia ! 

Meu Pai, em teu santo nome remova todo vazio da minha vida, permita que eu seja cheio do teu Espírito Santo, que a cada dia da minha vida venha ser gerado o teu amor, a tua sabedoria e a tua paciência em mim. Permita-me participar do teu reino e ser CHAMADO FILHO DE DEUS! AMÉM!

Leia: Eclesiastes 5:10

Uma atitude vale mais que mil palavras...



Que o Espírito Santo abra o entendimento à todos!

A vida de qualquer cristão com Deus não se resume apenas a palavras. Falar é muito simples, não requer nenhum esforço. Qualquer pessoa, seja de qual for a religião que ela faça parte ou fé que professe, pode falar sobre Deus, conhecer e entender as Escrituras, se passar por uma pessoa que aparentemente é de Deus, mas que na verdade não passa apenas de uma farsa, tudo o que ela diz ser e fazer não passa de palavras jogadas ao vento.

Veja o que Jesus diz: " Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." - Mc 7.6
Neste texto o Sr. Jesus se refere àqueles que dizem ser cristão, dizem ter ele como seu Senhor, mas que a realidade é bem diferente, seus atos, seu dia a dia, sua vida não condiz com o que ele fala.

Quem sabe você fala de Jesus para alguém, um conhecido, um amigo, familiar, seu vizinho, colega de trabalho, ou mesmo alguém que você nunca teve contato, enfim... sempre que tem uma oportunidade você evangeliza. Isso é de grande importância, continue assim! Mas a pergunta é: Sua vida retrata o que você fala, prega? Você passa somente informações a respeito de Deus ou passa Espírito?

Isso é uma questão muito séria! Preste atenção no que Jesus disse neste texto:

"Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." - Mt 7.22:23

Aqui o Espírito Santo deixa bem claro que muitos que se dizem de Deus estão enganando a si mesmos. Quem verdadeiramente é você? Espero que não seja um desses... Caso seja, pare de jogar palavras ao vento. Fale menos e faça mais!

Não se preocupe que suas palavras tentem mostrar que é de Deus, mas deixe que sua vida mostre ao mundo mesmo sem palavras que você é dEle.

As Três Árvores



Imaginemos três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira queria ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros; a segunda queria ser um grande navio para transportar reis e rainhas. A terceira árvore queria ficar no alto de uma montanha e crescer
tanto que as pessoas quando olhassem para ela, levantassem seus  olhos e pensassem em Deus.

Mas, a primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais coberto de feno, a segunda virou um simples barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias e a terceira árvore mesmo sonhando em ficar no alto de uma montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. Mas numa certa noite, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele cocho de animais e de repente a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore anos mais tarde acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco o homem levantou-se e disse ao mar revolto: " Sossega ";  e entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado a morte mesmo sendo inocente. Logo sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR". - Pv 16:1


Pense nisto !